Presentation

Cyber Investigations firm.

Português - Cybercrime and Computer Forensics

Aller au contenu | Aller au menu | Aller à la recherche

dimanche 12 novembre 2006

Hacker Especialista em Seguranca

Outros termos utilizados na segurança da informação, para diferenciar os tipos de hacker/cracker são:

White hat - (aka hacker ético) hacker em segurança, utiliza os seus conhecimentos na exploração e detecção de erros de concepção, dentro da lei. A atitude típica de um white hat assim que encontra falhas de segurança é a de entrar em contacto com os responsáveis pelo sistema, comunicando do facto. Geralmente, hackers de chapéu branco violam seus próprios sistemas ou sistemas de um cliente que o empregou especificamente para auditar a segurança. Pesquisadores acadêmicos e consultores profissionais de segurança são dois exemplos de hackers de chapéu branco.

Gray hat - Tem as habilidades e intenções de um hacker de chapéu branco na maioria dos casos, mas por vezes utiliza seu conhecimento para propósitos menos nobres. Um hacker de chapéu cinza pode ser descrito como um hacker de chapéu branco que às vezes veste um chapéu preto para cumprir sua própria agenda. Hackers de chapéu cinza tipicamente se enquadram em outro tipo de ética, que diz ser aceitável penetrar em sistemas desde que o hacker não cometa roubo, vandalismo ou infrinja a confidencialidade. Alguns argumentam, no entanto, que o ato de penetrar em um sistema por si só já é anti-ético (ética hacker).

Black hat - (aka cracker ou dark-side hacker) criminoso ou malicioso hacker, um cracker; Em geral, crackers são menos focados em programação e no lado acadêmico de violar sistemas. Eles comumente confiam em programas de cracking e exploram vulnerabilidades conhecidas em sistemas para descobrir informações importantes para ganho pessoal ou para danificar a rede ou sistema alvo.

Script kiddie - Antigamente chamado de Lamer, é um indivíduo que não tem domínio dos conhecimentos de programação, pouco experiente, com poucas noções de informática, porém tenta fazer-se passar por um cracker afim de obter fama, o que acaba gerando antipatia por parte dos hackers verdadeiros, cerca de 95% dos ataques virtuais são praticados por script kiddies. Newbie - É aquele jovem aprendiz de hacker que possui uma sede de conhecimento incrivel, pergunta muito e é ignorado e ridicularizado maioria das vezes, ao contrario dos lamers não tenta se pôr acima dos outros, geralmente é muito simples e possui uma personalidade ainda fraca. Phreaker - hacker especialista em telefonia móvel ou fixa. Source : wikipedia

Hacker

Originalmente, e para certos segmentos de programadores, são hackers (singular: hacker) indivíduos que elaboram e modificam software e hardware de computadores, seja desenvolvendo funcionalidades novas, seja adaptando as antigas. Originário do inglês, o termo é usado em português sem modificação. Na língua comum, entretanto, o termo designa programadores maliciosos e ciberpiratas que agem com o intuito de violar ilegal ou imoralmente sistemas cibernéticos, sendo, portanto, o mesmo que cracker.

Lire la suite